domingo, 9 de setembro de 2012

As amazonas

As amazonas - Carybé, Hector Julio Páride Bernabó (1969)
Francisco de Orellana, o primeiro a cruzar o "rio-mar" em 1542, vinculou-lhe o nome à lenda das mulheres guerreiras, estranhas habitantes das margens do rio Caimé, ao sul do Solimões, entre o Ucaiale e o Madeira. O encontro do conquistador com uma tribo indígena, armada de arcos e flechas, os cabelos longos ao vento, tornou-se objeto de repetidas reelaborações míticas. À vista do grupo aguerrido, figurou-he a memória um antigo quadro, de longíqua fixação no imaginário europeu: o das fabulosas amazonas das margens do Termodonte, na Capadócia. Em resposta ao inesperado lapso da fantasia, o bravo espanhol não teve dúvida: atribuiu nova morada às guerreiras que respondiam, na Antiguidade, pelos nomes de Pentesilea, Antíope, Valestris, Tomiris... (...)

O mito das amazonas divulgou-se em numerosas crônicas de viagem. O rio, inicialmente cognominado Orellana, acabou por denominar-se rio das Amazonas, prova evidente e efetiva do crétidito atribuído à lenda. O próprio Humboldt, inteiramente consagrado à ciência e zeloso, sempre, da verdade, esquivou-se a negá-la: preferiu explicar que não se destituía de funamento a tradição veiculadas pelos primeiros conquistadores. 

QUEIROZ, Maria José de. A América: a nossa e as outras. 500 anos de ficção e realidade. 1492-1992. Rio de Janeiro: Agir, 1992. p. 139.